Módulo I - Legislação de Trânsito
Módulo II – Direção Defensiva
Módulo III – Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social
Módulo IV – Relacionamento Interpessoal

Atendimento ao usuário

Ser cuidadoso no tratamento aos clientes ou usuários é um dos principais fatores de sucesso pessoal e profissional.

Os usuários do transporte coletivo estão cada vez mais exigentes. Para atender às atuais necessidades, o condutor deve estar disposto a adquirir uma nova mentalidade, tornar-se competente e aperfeiçoar suas qualidades profissionais.

Qualidade no atendimento

Quando alguém necessita de um serviço, escolhe um fornecedor que reúna as melhores condições para atender às suas necessidades. Para conquistar a preferência dos usuários, o fornecedor precisa aprimorar sua qualidade constantemente.

Se o usuário precisa do serviço e não há concorrência, ele é praticamente obrigado a utilizar o que está disponível. E, muitas vezes, devido à falta de concorrência, o fornecedor oferece um serviço sem qualidade, mas, para proteger a amparar os usuários existem entidades de defesa dos direitos do consumidor.

O usuário do transporte coletivo de passageiros NÃO deseja:
  • ônibus atrasados, lotados, sujos, cheios de fumaça de cigarro;
  • conduzidos por motoristas mal-educados, apressados, imprudentes e irresponsáveis;
  • cobradores sonolentos, mal apresentados, resmungando que “não tem troco”;
  • motores barulhentos e mal regulados, soltando fumaça preta;
  • som de sirene de fábrica toda vez que o motorista pisa no freio;
  • acessórios internos soltos, chacoalhando e batendo tudo.
O mínimo que se pode esperar do serviço de transporte coletivo pode ser resumido em:
  • Segurança – veículos em perfeito estado, conduzidos defensivamente.
  • Conforto – veículos limpos e bem conservados.
  • Confiabilidade – regularidade e pontualidade nos horários.
  • Respeito – educação e cortesia dos operadores, no atendimento.

O atendimento 

O cliente é conquistado pelo atendimento e volta a utilizar os serviços oferecidos pelas empresas devido a qualidade do serviço oferecido. 

Respeito ao usuário

Ao pagar pelo serviço, ele remunera toda a empresa, inclusive salários de condutores, cobradores e fiscais. Não há uma receita pronta para contentar a todos os usuários, mas um bom atendimento será lembrado por muito tempo.

  • É preciso atender bem aos usuários, fazendo tudo o que estiver ao alcance, com boa vontade e satisfação. Procurar conquistar a simpatia e a boa vontade do usuário, tratando-o com um sorriso franco e amistoso, sem exageros e nas ocasiões apropriadas. Um simples cumprimento amável, quando o usuário entra no ônibus, abre as portas para o sucesso no trabalho do condutor.
  • Dedicar atenção a um desejo do passageiro e mostrar que está ali para atendê-lo com cortesia são atitudes fundamentais.
  • Ouvir atentamente, demonstrar interesse, não criar dificuldades nem discordar desnecessariamente são recomendações que jamais devem ser esquecidas. A satisfação do cliente depende de ele sentir que está sendo dada a devida importância ao que ele diz ou sente.