Módulo I - Legislação de Trânsito
Módulo II – Direção Defensiva
Módulo III – Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social
Módulo IV – Relacionamento Interpessoal

Drogas e medicamentos

O uso de drogas e medicamentos para aumentar a jornada de trabalho causa danos à saúde e aumenta o risco de acidentes.

Drogas

Existem as drogas lícitas, que são comercializadas com autorização e as drogas ilícitas, com comercialização proibida. As duas são prejudiciais à saúde.

  • Alteram a capacidade de percepção.
  • Diminuem a consciência da realidade.
  • Provocam alterações no comportamento.

Medicamentos

  • Algumas substâncias podem alterar o comportamento.
  • Informar-se sobre possíveis efeitos colaterais.
  • Abster-se de dirigir quando estiver sob efeito desse tipo de medicamentos.
Algumas pessoas utilizam álcool e drogas juntos. Essa combinação é extremamente perigosa, pois multiplica os efeitos nocivos dessas substâncias.
Rebites

É um tipo de medicamento ou mistura de vários, muito conhecido entre os motoristas profissionais, é utilizado para não adormecer e, desse modo, os motoristas dirigem por muitas horas seguidas sem parar para descansar. A utilização desse medicamento é proibida e caso seja constatado seu uso durante a condução de veículos, o motorista pode perder a CHN.

O rebite causa vício e dependência muito rapidamente, pois a pessoa se sente bem-disposta e sem nenhum cansaço, mas efeitos colaterais desse medicamento são muito sérios, podem causar alucinações auditivas e visuais, desmaios, diminuição dos reflexos, ansiedade intensa.

A Lei 13.103/2015, exige a realização do exame toxicológico na renovação e mudança de categoria de habilitação e também para admissão e demissão de motoristas profissionais. O exame é de larga escala e analisa se o profissional utilizou drogas ilícitas ou medicamentos controlados nos últimos 90 dias.