Módulo I - Legislação de Trânsito
Módulo II – Direção Defensiva
Módulo III – Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social
Módulo IV – Relacionamento Interpessoal

O estresse e o condutor do transporte de emergência

No trânsito, o estresse afeta o comportamento, fazendo com que as características negativas fiquem mais evidentes. 

Um indivíduo que apresenta características de irritabilidade, quando estiver estressado certamente irá piorar seu comportamento, tornando-se agressivo ou hostil e provocando sinistros.

O estresse

São reações do organismo que prejudicam o desenvolvimento de atividades diárias e a saúde das pessoas, provocando alterações indesejáveis no metabolismo e no comportamento, podendo ter consequências perigosas. Cada pessoa reage ao estresse de maneira diferente.

O estresse é preocupante no trânsito, independente de que forma o indivíduo está participando dele naquele momento, porém, em se tratando de transporte de pessoas, é ainda mais delicado e preocupante pois a responsabilidade é muito maior e, devido a fragilidade dos ocupantes do veículo de transporte de emergência, as consequências de um acidente são extremamente graves.

A vida do condutor profissional do transporte de emergência está sujeita a uma carga muito grande de fatores estressantes.

Comportamento no Trânsito

A grande maioria dos motoristas (mais de 2/3) raramente comete infrações ou envolve-se em sinistros de trânsito. Quase todos os problemas são causados por uma minoria de motoristas cujo comportamento pode ser decorrente da dificuldade de lidar com as pressões da vida. 

A dificuldade de lidar com as pressões da vida, aliada a outros fatores, como a personalidade e a própria educação do indivíduo, podem levá-lo a apresentar alguns comportamentos inadequados e incompatíveis com o exercício da profissão como raiva, agressividade, impulsividade, hostilidade, pressa e vários outros que podem trazer riscos para a segurança de todos no trânsito.

Responsabilidade no trânsito

Espera-se que um profissional qualificado como o condutor de transporte de veículos de emergência saiba agir corretamente nas diversas situações do dia a dia no trânsito, deixando de lado, maus hábitos e posturas negativas. 

O profissional precisa aprender a lidar com as pressões do trabalho, da vida, para ter um bom convívio no trânsito.

Conflitos no Trânsito

No dia a dia no trânsito é inevitável que surjam alguns conflitos porque cada pessoa tem necessidades e objetivos diferentes dos demais.

Motoristas de automóveis, por exemplo, têm necessidades e objetivos diferentes dos condutores de transporte de passageiros, transporte escolar, transporte de emergência, motociclistas, ciclistas, pedestres, transportadores de carga etc.