Módulo I - Legislação de Trânsito
Módulo II – Direção Defensiva
Módulo III – Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social
Módulo IV – Relacionamento Interpessoal

Atendendo as diferenças e a segurança no transporte escolar

Na família, na escola, no trabalho, ou no trânsito, temos que aprender a conviver e a respeitar as diferenças e os diferentes. 

Cada um é diferente do outro e tem sua maneira de entender e enfrentar as situações, precisamos de mais respeito e compreensão para melhorar o nosso trânsito.

O condutor e o monitor do transporte escolar têm um papel importante na educação dos estudantes que estão sob os seus cuidados, assim, devem, na medida do possível, ensinar a conviverem com as diferenças, com alguém que apresenta alguma deficiência: seja física, sensorial ou mental. E ainda com as diferenças como cor da pele, estatura, cabelos diferentes e ensiná-los como interagir normalmente respeitando as necessidades dos colegas.

Segurança no transporte escolar

É essencial que o condutor profissional conheça os riscos que envolvem o transporte de pessoas que estão sob a sua responsabilidade. No transporte escolar, assim como em qualquer outra situação no trânsito e na vida em geral, há riscos e estes, devem ser minimizados tendo em vista a responsabilidade do transporte de outras pessoas.

No caso de crianças e jovens com necessidades especiais, todos os envolvidos devem ter consciência das particularidades que envolvem esse transporte para saber lidar com eles e proteger as pessoas contra eventuais acidentes.

  • Algumas medidas importantes e simples, estão ao alcance de todos, e devem fazer parte do dia a dia de todos os condutores, mas, no caso de pessoas com deficiência, é ainda mais importante: evitar acelerações e freadas bruscas e desembarcar sempre do lado da calçada.
Cuidados especiais com alunos que apresentam alguma deficiência, limitação ou incapacidade física, sensorial ou motora
  • Ficar atento e aprender a lidar com a situação.
  • Auxiliar no embarque e desembarque de cadeiras de rodas, mesmo que o veículo tenha rampas ou elevadores.
  • Acomodar os alunos no local mais adequado para garantir a sua segurança.
  • Ficar atento aos alunos que tenham dificuldade em seu deslocamento interno no interior do veículo.
Crianças pequenas
  • Orientá-los a ficar sentados nos bancos, usando cinto de segurança.
  • Auxiliar no embarque e desembarque.
Importante!
Devido a sua estatura, crianças pequenas podem ter dificuldade em carregar seus materiais e se segurarem para subir e descer do veículo, isso pode ser perigoso se o condutor e monitor não estiverem atentos, pois, a criança pode cair do veículo ou mesmo deixar a mochila presa na porta e o condutor sair com o veículo.