Módulo I - Legislação de Trânsito
Módulo II – Direção Defensiva
Módulo III – Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social
Módulo IV – Relacionamento Interpessoal

Responsáveis pelo transporte escolar

O condutor e o monitor do transporte escolar, são integralmente responsáveis pela condução e acompanhamento dos alunos que utilizam o serviço e precisam deixar de lado os conflitos e diferenças pessoais para que possam exercer sua profissão e oferecer um serviço de qualidade aos usuários.

Essa é uma atitude madura e responsável e deve ser real. De nada adianta esconder ou jogar para debaixo do tapete as diferenças que venham a surgir, normais em todos os relacionamentos, ainda que sejam relacionamentos profissionais.

Diferenças sempre vão existir e devem ser discutidas, fora do horário de trabalho e nunca na frente das crianças ou pais. Ter sempre em mente que o ambiente do trânsito já tem suas características estressantes, não precisa acrescentar ainda mais um fator de risco que são os conflitos entre ambos.

O monitor do transporte escolar

O monitor do transporte escolar é um profissional muito importante para manter a ordem, cuidar da segurança de todos os estudantes dentro o veículo e no embarque e desembarque seguro, permitindo que o condutor mantenha seu foco no trânsito.

O condutor de veículo de transporte escolar

  • O condutor deve observar e cuidar bem da sua aparência, fator fundamental para o seu sucesso como profissional.
  • Manter roupas e sapatos limpos. Utilizar roupas adequadas e bem conservadas, com preferência para o uso de uniforme.
  • Manter unhas limpas e bem aparadas, cabelos limpos, penteados e aparados.
  • Condutores homens devem apresentar-se devidamente barbeados.

Estes hábitos, quando incorporados ao trabalho diário, realmente trazem bons resultados, tanto no que se refere ao próprio bem-estar como no relacionamento com as demais pessoas.

Todo condutor deve conhecer e respeitar a legislação de trânsito e o condutor de veículos de transporte escolar não deve ser diferente. Precisa, além disso, conhecer a regulamentação pertinente ao transporte escolar.

Tenha sempre em mente a segurança no trânsito, sua e dos demais. Muito mais do que multas por cometimento de infrações, o condutor do transporte escolar deve praticar a direção defensiva e ser educado na condução do veículo, independente do que os demais integrantes do trânsito façam.

Algumas infrações podem gerar consequências físicas e financeiras, tendo em vista que estão previstas algumas penalidades como apreensão da CNH e isso pode significar desemprego.

O perfil desejável do condutor de transporte escolar exige que:
  • seja um profissional consciente de suas ações e responsabilidades;
  • tenha conhecimento e experiência, para conduzir com a máxima segurança;
  • possua bons hábitos, para que não sirva de mau exemplo;
  • use linguajar adequado, sem gírias ou termos indecentes;
  • seja calmo, educado, prestativo, atencioso e cuidadoso;
  • saiba desenvolver e demonstrar afeto e amizade;
  • seja honesto e confiável;
  • seja organizado e pontual;
  • tenha iniciativa para resolver imprevistos;
  • saiba recomendar e exigir um comportamento seguro dos seus passageiros;
  • saiba e possa se comunicar com os pais, rapidamente, em caso de necessidade.
Importante!
Ao final do dia de trabalho, verifique com atenção o veículo, as janelas, trave todos os cintos de segurança de todos os assentos. Essa é uma boa forma de ter certeza que verificou todos os bancos e não há coisas esquecidas ou crianças dormindo no interior do veículo.
Só então, feche todas as portas e janelas, trave o veículo e carregue a chave consigo. Mesmo em sua casa, por questão de segurança, nunca deixe a chave no interior do veículo ou sobre algum móvel, guarde-a em local seguro.