Módulo I - Legislação de Trânsito
Módulo II – Direção Defensiva
Módulo III – Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social
Módulo IV – Movimentação de Cargas

Movimentação de toras, tubos e outras cargas

A lei estabelece que nenhum caminhão poderá transitar em rodovias sem oferecer total segurança e estar devidamente equipado para garantir que a carga não se deslocará e causará acidentes.

Transporte de toras

No sentido longitudinal, na disposição vertical ou piramidal; isso não significa que as toras serão transportadas “em pé”, e sim que as toras serão transportadas deitadas (no sentido do comprimento do veículo), dispostas uma em cima da outra (disposição vertical) ou piramidal (quando a tora de cima se apoia em duas de baixo). 

Transporte de tubos

Os veículos utilizados para este transporte devem possuir sistema de proteção frontal ou a utilização de redes, telas ou malhas que impeçam a movimentação da carga no sentido longitudinal.

Amarração

Um bom sistema de amarração de cargas deve garantir que os itens que estão sendo transportados estejam seguros, evitando o risco de serem arremessados do veículo ou de ocorrer qualquer movimento que gere alteração na distribuição de peso ao longo do veículo, afetando a estabilidade e aumentando as chances de ocorrer acidentes, principalmente em curvas.

Usar dispositivos de fixação diretamente na estrutura do veículo ou carroceria pode ajudar a inibir os excessos de cargas que geram o risco de avarias e a possibilidade de tombamento ou até mesmo perda da carga e/ou do veículo. 

Quando a acomodação dos tubos for feita de forma piramidal, de modo que cada tubo possa apoiar-se em dois tubos da camada inferior, deverá haver viga com cunhas na camada inferior.