Módulo I - Legislação de Trânsito
Módulo II – Direção Defensiva
Módulo III – Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social
Módulo IV – Movimentação de Cargas

Transporte de rochas brutas

Até alguns anos atrás, esse tipo de transporte muitas vezes era feito de maneira improvisada, com veículos adaptados e incompatíveis com a segurança, causando um número muito elevado de graves acidentes. Com a adoção de normas regulamentadoras e de fiscalização, felizmente houve grande redução neste tipo de acidente. 

Transporte de rochas brutas

Geralmente está restrito às regiões produtoras de rochas ornamentais, como granito e mármore, e serve para transportar os blocos desde a área de extração até as unidades industriais de beneficiamento, onde será serrado em chapas para posterior polimento.

Os veículos ou combinações de veículos utilizados no transporte de blocos devem obedecer aos limites de pesos, dimensões e tolerâncias contidos na Res. 882/21 do Contran. 

Amarração

A amarração dos blocos à carroceria ou estrutura do veículo devem seguir rigorosamente as exigências contidas nesta Resolução, cujas especificações são bastante detalhadas. Aqui vamos estudar um resumo dessas recomendações. Cabe ao transportador conhecê-las profunda e detalhadamente em função do padrão de rochas que transporta e do tipo de veículo que utiliza. 

Comportamento preventivo do condutor

A maior emergência que pode ocorrer em relação à carga é eventual ruptura de cabos ou deslocamento de calços, com a liberação e queda de elementos da carga. Se isso acontecer com o veículo em movimento, as consequências podem ser muito graves. 

A imobilização do bloco, através de fixação, amarração ou acondicionamento em caçamba ou contêineres é fator crítico de segurança nesse tipo de transporte. Em função disso, foram desenvolvidas normas e especificações técnicas bastante rígidas e detalhadas, que devem ser cumpridas à risca, para evitar acidentes. 

Procedimentos em caso de emergência

Em caso de pane, solicitar ajuda à equipe de apoio, se houver, à polícia rodoviária com autoridade sobre a via e à concessionária, em caso de rodovia pedagiada.