Módulo I - Legislação de Trânsito
Módulo II – Direção Defensiva
Módulo III – Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social
Módulo IV – Movimentação de Cargas

Emergência

Durante o transporte de cargas indivisíveis podem ocorrer acidentes, principalmente quedas e tombamentos. Nesse caso, é importante ter atenção às condições da carga transportada.

Um dos fatores mais importantes para minimizar os riscos de acidente durante o transporte de carga indivisível é verificar constantemente a distribuição do peso no(s) eixo(s) do conjunto transportador, que será transmitido às superfícies das vias públicas. Esse peso deverá estar de acordo com as especificações técnicas do fabricante e atender aos limites máximos de peso bruto por eixo ou conjunto de eixos já tratados anteriormente.

Em caso de pane, solicitar ajuda à equipe de apoio, se houver, à polícia rodoviária com autoridade sobre a via e à concessionária, em caso de rodovia pedagiada.

Procedimentos em caso de acidente com vítimas

  • Sinalizar a área para evitar novos acidentes.
  • Chamar por socorro especializado, avisar a autoridade de trânsito responsável pela via e permanecer no local.
  • Se o atendimento especializado demorar, avaliar a condição dos acidentados e prestar pessoalmente os primeiros socorros às vítimas.

Procedimentos em caso de acidente sem vítimas

  • A autoridade de trânsito não é obrigada a atender acidentes dessa natureza.
  • Os veículos devem ser removidos do local para não atrapalhar o tráfego e a fluidez.
  • É importante na sequência registrar um boletim de ocorrência, que tem efeito legal, inclusive para seguros e ações judiciais.