Módulo I - Legislação de Trânsito
Módulo II – Direção Defensiva
Módulo III – Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social
Módulo IV – Movimentação de Cargas

Sinalização de trânsito

Os sinais de trânsito são usados para orientar, advertir e disciplinar a circulação dos elementos do trânsito ao longo das vias.

Sinalização vertical

Sinalização de regulamentação
  • Informa obrigações, proibições ou restrições.
    A borda VERMELHA indica OBRIGAÇÃO ou PROIBIÇÃO.
    O formato das placas é redondo, exceto R-1 e R-2.
Sinalização de advertência
  • Alerta condutores e pedestres para os perigos das vias.
    A cor AMARELA indica ATENÇÃO ou PERIGO.
Sinalização de indicação
  • São informativas ou educativas, sem constituir imposição.
    Indica trajetos, pontos de interesse etc.

Sinalização horizontal

São sinais pintados na pista, que servem para orientar a circulação, direcionar o fluxo e complementar a sinalização vertical.

Dispositivos auxiliares

Têm como objetivo alertar, bloquear ou canalizar o trânsito. São confeccionados em material flexível, maleável ou rígido. Têm como função, tornar mais eficiente e segura a operação da via, incrementando a percepção dos demais sinais e oferecendo maior proteção aos usuários.

Sinalização semafórica

A sinalização semafórica de regulamentação tem a função de efetuar o controle do trânsito num cruzamento ou seção de via, através de indicações luminosas, alternando o direito de passagem dos vários fluxos de veículos e/ou pedestres.

Sinalização de obras

A sinalização de obra consiste em indicar um objeto, material, atividade ou situação que pode colocar em risco a saúde e a integridade física do trabalhador, visitante ou usuário.

Gestos

Dos agentes

São ordens que prevalecem sobre as regras de circulação e as normas definidas por outros sinais de trânsito. Existe uma padronização para tais gestos, que, assim como os sinais sonoros, podem significar a determinação de imobilização do veículo, diminuição da velocidade ou a ordem de seguir.

Dos condutores

Concebidos pela legislação de trânsito como integrantes da sinalização viária, para a perfeita ordenação do tráfego nas vias públicas, podendo ser utilizados, em substituição ao acionamento das luzes indicadoras, com o objetivo de demonstrar a intenção do condutor em efetuar conversões, diminuir a marcha ou imobilizar o veículo.

Sinais sonoros

Os sinais sonoros são os representados pelos silvos do apito do agente de trânsito, e somente podem ser utilizados em conjunto com os seus gestos, existindo uma padronização de significados.