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Introdução

O tema Trânsito vem sendo alvo de discussões entre profissionais e estudiosos de diversas áreas. A conclusão a que Engenheiros, médicos, educadores, psicólogos, políticos e representantes de diversos outros segmentos chegaram é a de que, para melhorar a qualidade do trânsito brasileiro, é prioritário reeducar seu principal agente, o ser humano.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei 9.503/97, Educação para o Trânsito é tema obrigatório nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. A Lei 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), também enfatizam a relevância do assunto em seus conteúdos.
Segundo o CTB, a LDB e os PCNs, a Educação para o Trânsito deve ser trabalhada nas instituições de Ensino Básico de forma integrada às disciplinas curriculares. Este fato justifica-se, por se tratar de um tema de urgência social, abrangência nacional e favorecedor da compreensão da realidade e da participação social.

Por que educar crianças para o trânsito?

» No grupo de crianças com idade abaixo de 1 ano, lesões envolvendo veículos automotores são a segunda causa de morte.
» Nas idades entre 1 e 4 anos, acidentes de trânsito são a primeira causa de morte.
» No grupo de crianças com idades entre 5 e 14 anos, lesões envolvendo veículos automotores são a causa líder de morte.
» Estima-se que, pelo menos, 90% dessas lesões possam ser prevenidas pela combinação de fatores como educação, modificações no meio ambiente, desenvolvimento de produtos mais seguros, maior rigor no cumprimento da legislação existente e criação de regulamentação específica.
Fonte: Criança Segura Safe Kids Brasil, 2010