Módulo I
Módulo II
1 of 2

Reduzir, frear, parar e estacionar

É importante olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, pensar duas vezes antes de furar o sinal vermelho e principalmente ficar na frente de veículos mais pesados como ônibus e caminhão. Afinal entre frear e parar, existe uma grande diferença.

Antes de reduzir, o condutor deve verificar o trânsito pelos retrovisores, sinalizar e evitar obstruir o fluxo dos demais veículos (Art. 43 do CTB).

Recomendações:

  • Manter as luzes de freio operantes e evitar frear bruscamente, salvo por razões de segurança.
  • Não parar sobre a pista de rolamento. Se tiver que parar, usar a sinalização obrigatória de pisca-alerta e colocar o triângulo de segurança.
  • Parar no acostamento somente em emergências.
  • Não parar nem estacionar em locais e horários não permitidos.
  • Em locais de Proibido Estacionar, é permitida parada breve para embarque e desembarque.
  • Não parar na área de interseção das vias, nem sobre a faixa de pedestres.
  • Não estacionar próximo a hidrantes.
  • Não parar nem estacionar nos pontos de parada do transporte coletivo.

Não parar, nem estacionar:

  • Em locais e horários não permitidos.
  • Em fila dupla.
  • Sobre calçadas ou canteiros.
  • Sobre faixas de segurança e em esquinas.
  • Na contramão.
  • A mais de 50 cm da calçada.

Não estacionar:

  • Em frente a pontos de ônibus e entradas e saídas de veículos.
  • Perto de hidrantes.
  • A menos de 5 metros do alinhamento do bordo da via transversal.
  • Ao lado de outro veículo, formando fila dupla.