Módulo I
Módulo II
1 of 2

Uso do celular

Qualquer distração ao volante pode provocar um acidente.

Tirar os olhos do trânsito por apenas 2 ou 3 segundos é o suficiente para causar ou sofrer um acidente e o telefone celular é apontado como principal motivo para desviar a atenção do motorista. Pesquisas apontam que o uso de celular no trânsito aumenta em 400% o risco de acidentes.

As pessoas estão cada vez mais conectadas ao celular e não conseguem se desligar desse hábito quando estão dirigindo. Atender ligações, acionar aplicativos e digitar mensagens são atitudes que colocam a sua própria vida em risco e de outras pessoas também.

Dirigir com segurança exige total atenção do condutor e ao utilizar o celular ao volante, além de desviar o foco da visão e da audição também diminui a percepção de possíveis riscos do trânsito.

Infração

  • A multa para quem usa celular no trânsito é gravíssima e aplicação de 7 pontos na CHN. 
  • Utilizar fone de ouvido, mesmo com as duas mãos no volante, também é considerada infração.
  • Mesmo com o carro parado no semáforo, se o motorista utilizar o celular, estará cometendo uma infração.
  • É permitido usar aplicativos de GPS ou similares, desde que o aparelho esteja fixado em um suporte no painel ou para-brisa do veículo.
Antes de dirigir, deixe o celular no modo silencioso e controle-se para não olhar quem está chamando ou se tem alguma mensagem. Deixe para fazer isso parando em um local seguro.