Módulo I
Módulo II
1 of 2

Veículos de pequeno porte x veículos de grande porte

Geralmente esses acidentes são trágicos!

Normas gerais

  • Manter uma distância compatível ao tamanho do veículo.
  • Não disputar espaço.
  • Ser previsível, sinalizando as intenções.
  • Evitar trafegar em pontos cegos.

Em relação às motocicletas o condutor deve:

  • Manter distância segura.
  • Cuidar ao efetuar conversões.
  • Checar sempre os retrovisores.
  • Cuidar ao abrir as portas do veículo.

Pontos cegos

Na sequência de imagens abaixo (1 a 4), você tem a visão superior do que acontece durante a aproximação e ultrapassagem. As posições ilustradas nas Fases 2 e 4 são as mais perigosas, devido aos pontos cegos.

Fase 1

Antes de ultrapassar, o motociclista está visível ao condutor do carro, pelo espelho retrovisor interno.

Motociclista
Certifique-se de que o condutor do carro notou a sua presença. Na dúvida, dê pequenos toques na buzina, para alertá-lo. Quando não estiver ultrapassando, fique fora dos pontos cegos.

Fase 2

Ao iniciar a manobra, o motociclista passa pelo ponto cego criado pela coluna traseira do carro. Observe que ele já saiu do campo de visão do retrovisor interno mas ainda não está completamente visível pelo retrovisor externo.

Condutor de carro
Ajuste os retrovisores corretamente, para diminuir as áreas cegas. Consulte os retrovisores com frequência, principalmente antes de qualquer manobra ou mudança de direção.

Fase 3

O condutor do carro consegue ver o motociclista somente pelo retrovisor da esquerda.

Atenção
Ultrapassar pelo lado direito, além de ilegal, é muito mais perigoso: as áreas sem visibilidade para o condutor do carro são muito maiores. Além disso, o espelho da direita geralmente é muito menos utilizado.

Fase 4

O motociclista está ao lado do carro. Não é possível vê-lo pelos retrovisores, e ainda não está no campo visual direto do condutor. Este ponto cego é muito perigoso. Sem notar a moto, se o condutor fizer uma manobra para a esquerda, poderá atingir o motociclista.