Módulo III
Módulo IV
2 of 2

Propagação de incêndios

Todo incêndio começa pequeno, num ponto chamado de foco inicial do incêndio. É a partir deste foco inicial que o fogo irá se propagar.

Prevenção de incêndios em veículos

Prevenção 

É o conjunto de medidas que são adotadas para evitar que os incêndios aconteçam.

Profissional de transporte de cargas indivisíveis

Todas as pessoas, sem exceção, devem conhecer e praticar as medidas de prevenção.

O profissional de transporte de carga indivisível, assim como todos os condutores que trabalham com transporte de cargas, deve conhecer estes procedimentos a fundo e praticar a prevenção, porque disso poderá depender sua vida e a de outras pessoas.
  • De maneira geral, prevenir incêndios é tentar manter ausente um dos três elementos do triângulo do fogo: combustível, oxigênio ou fonte de ignição.
  • Recentemente, especialistas passaram a considerar como necessário para existir fogo, a chamada reação em cadeia. Com a inclusão da reação em cadeia surgiu um novo modelo para o estudo do fogo, o qual se denominou o Tetraedro do fogo.
Dois dos elementos são comuns e geralmente estão presentes: o combustível (madeira, papéis, tecidos, etc.) e o comburente (oxigênio do ar). Então, a prevenção consistirá em manter afastadas as possíveis ou prováveis fontes de ignição:
  • Fontes de fogo ou calor, tais como equipamentos elétricos, fogareiros, objetos que possam produzir faíscas, pontas de cigarros, etc., devem ser manuseadas e controladas com responsabilidade e cuidado.
  • No caso de combustíveis altamente inflamáveis, o melhor procedimento é mantê-los isolados dentro dos seus recipientes de armazenamento, fazendo a correta manutenção para evitar danos, vazamentos e manter afastadas quaisquer fontes de calor.