Módulo III
Módulo IV
2 of 2

Métodos de controle e extinção

São necessários três elementos para que o fogo inicie ou se propague. Por esse motivo, retirando ou afastando um dos elementos do triângulo do fogo, poderemos extinguir ou controlar incêndios.

Os métodos de extinção visam retirar um ou mais componentes do triângulo do fogo: o COMBUSTÍVEL, o COMBURENTE (oxigênio) ou o CALOR.

Resfriamento

É a tentativa de extinguir um incêndio, retirando ou reduzindo o calor. Ao jogarmos água em um incêndio, estaremos retirando o componente calor, resfriando, método bastante empregado no combate a incêndios.

A aplicação de jatos de água pressurizada ou nebulizada tem ótimo poder de resfriamento.

Abafamento

É a tentativa de extinguir um incêndio diminuindo a quantidade de oxigênio disponível para a queima, abafando com cobertores, areia, tampas ou extintores específicos, como os de pó químico.

Fogo na roupa de uma pessoa, pode ser combatido abafando com cobertor, pano ou toalha. Se não houver, deverá rolar no solo, abafando as chamas contra o piso.

Isolamento

Ao afastar ou isolar produtos inflamáveis ou combustíveis que ainda não queimaram, estaremos limitando o incêndio, evitando a sua propagação.

Pode-se afastar um objeto que está queimando, colocando-o sobre um piso de cimento ou cerâmica, onde o fogo se extinguirá. Em incêndios florestais é costume isolar-se a área incendiada, construindo faixas de isolamento (aceiros), de onde é removida toda a vegetação, para que o fogo não se propague para outras áreas.