Módulo III
Módulo IV
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Movimentação de Toras, Tubos e outras Cargas

A lei estabelece que nenhum caminhão poderá transitar em rodovias sem oferecer total segurança e estar devidamente equipado para garantir que a carga não se deslocará e causará acidentes.

Resolução 917/22 CONTRAN – Normas de segurança necessárias à realização do transporte de toras de madeiras

Conceito: tora de madeira é toda a madeira bruta com comprimento superior a 2,5 metros. 

Transporte: no sentido longitudinal, na disposição vertical ou piramidal; isso não significa que as toras serão transportadas “em pé”, e sim que as toras serão transportadas deitadas (no sentido do comprimento do veículo), dispostas uma em cima da outra (disposição vertical) ou piramidal (quando a tora de cima se apoia em duas de baixo). 

Toras transportadas longitudinalmente com disposição vertical, devem obrigatoriamente ser contidas:
  • por painel dianteiro e traseiro na carroceria (para toras de até 8 metros de comprimento). Para toras acima de 8 metros de comprimento transportadas em veículos extensíveis, os painéis traseiros não são necessários. Em Combinações de Veículos de Carga (CVC), a colocação dos painéis é obrigatória somente na extremidade dianteira da unidade ligada ao caminhão-trator e na traseira da última unidade;
  • por escoras laterais metálicas verticais (fueiros), sendo necessárias, no mínimo, duas escoras para cada tora ou pacote de toras;
  • cabo de aço ou cintas de poliéster, com capacidade mínima de ruptura à tração de 3.000 kgf, tensionadas por sistema pneumático autoajustável ou catracas fixadas na carroçaria do veículo.
Toras transportadas longitudinalmente com disposição piramidal, devem obrigatoriamente ser contidas:
  • painel dianteiro com largura igual à da carroçaria do veículo;
  • escoras laterais (fueiros), verticais, com altura mínima de 50 cm, reforçados por salva-vidas, sendo necessário, no mínimo, dois conjuntos de fueiros/salva-vidas por tora inferior externa, de cada lado da carroçaria;
  • carga deve ser fixada à carroçaria do veículo por cabos de aço ou cintas de poliéster, com capacidade mínima de ruptura à tração de 3.000 kgf tensionadas por sistema pneumático autoajustável ou catracas fixadas na carroçaria, sendo necessários, no mínimo, dois cabos de fixação por tora;
  • a camada superior de toras deve ter distribuição simétrica em relação à largura da carroçaria;
  • as toras de maior diâmetro devem estar nas camadas inferiores;
  • cada uma das toras das camadas superiores deve estar encaixada entre 2 (duas) toras da camada imediatamente inferior.