Módulo III
Módulo IV
2 of 2

Riscos Múltiplos e Resíduos

As cargas indivisíveis não são classificadas como produtos perigosos. No entanto, conhecer a legislação específica desses produtos é essencial para identificar atitudes preventivas e procedimentos corretos em caso de acidente.

Legislação cargas perigosas

Apesar de não transportar produtos perigosos, o motorista responsável pelo transporte de cargas indivisíveis poderá se envolver em acidente com veículo que esteja transportando uma carga perigosa. Por este motivo, é necessário conhecer um pouco de legislação específica desses produtos.

Rótulo de Risco Principal
Rótulo de Risco Subsidiário

O rótulo de risco subsidiário tem o mesmo formato que o principal, mas não possui o texto. Tem a finalidade de informar que além do risco principal, o produto apresenta um risco secundário adicional.

Rótulos de Risco Especial

Obrigatório para o transporte de produtos que apresentem risco para o meio ambiente que se enquadrem nos números ONU 3077 e 3082, exceto para embalagens simples ou combinadas com capacidade igual ou inferior a 5 litros ou 5 kg.

Veículos e equipamentos de transporte fumigados devem portar o símbolo indicado, afixado em cada ponto de acesso do compartimento de carga de modo que se torne facilmente visível por pessoas que necessitem entrar no compartimento fumigado.

Veículos e equipamentos de transporte carregados com produtos perigosos destinados à refrigeração ou acondicionamento devem portar o símbolo indicado, afixado em cada ponto de acesso do compartimento de carga, de modo que se torne facilmente visível por pessoas que necessitem entrar no veículo ou no equipamento de transporte.

O símbolo deve permanecer afixado até que as seguintes provisões sejam atendidas: 

(a) O veículo ou o equipamento de transporte tenham se submetido à ventilação adequada e suficiente para remoção de concentrações nocivas do refrigerante ou do acondicionante; 

(b) os produtos ou materiais refrigerantes ou acondicionantes tenham sido descarregados do veículo ou equipamento de transporte.