Módulo III
Módulo IV
2 of 2

O que fazer em caso de Emergência

Durante o transporte de cargas indivisíveis podem ocorrer acidentes, principalmente quedas e tombamentos. Nesse caso, é importante ter atenção às condições da carga transportada.

Um dos fatores mais importantes para minimizar os riscos de acidente durante o transporte de carga indivisível é verificar constantemente a distribuição do peso no(s) eixo(s) do conjunto transportador, que será transmitido às superfícies das vias públicas. Esse peso deverá estar de acordo com as especificações técnicas do fabricante e atender aos limites máximos de peso bruto por eixo ou conjunto de eixos já tratados anteriormente.

Procedimentos em caso de acidente com vítimas
  • Sinalizar a área para evitar novos acidentes.
  • Chamar por socorro especializado, avisar a autoridade de trânsito responsável pela via e permanecer no local.
  • Se o atendimento especializado demorar, avaliar a condição dos acidentados e prestar pessoalmente os primeiros socorros às vítimas.
Importante!

Não prestar socorro a vítimas de acidentes é omissão de socorro e caracteriza crime, previsto no Art. 304 do CTB, com punição de detenção de 6 meses a um ano.

O Código Penal, no Art. 135, também prevê punição de detenção em caso de omissão de socorro.
Mais do que obrigação legal, prestar socorro é uma questão de respeito, cidadania e amor ao próximo.
Procedimentos em caso de acidente sem vítimas
  • A autoridade de trânsito não é obrigada a atender acidentes dessa natureza.
  • Os veículos devem ser removidos do local para não atrapalhar o tráfego e a fluidez.
  • É importante na sequência registrar um Boletim de Ocorrência, que tem efeito legal, inclusive para seguros e ações judiciais.
Conclusão 

Uma das etapas fundamentais no processo de Movimentação de Cargas Indivisíveis é o gerenciamento de risco, que consiste em um método utilizado pelas principais empresas do segmento para minimizar os riscos existentes nesse tipo de transporte. 

Nesse processo de gestão é levado em consideração a movimentação, o transporte, a distribuição e o armazenamento da carga. 

Para que a viagem seja a mais segura possível é preciso definir com antecedência e, com base em estatísticas, horários de saída e chegada levando a distância em consideração e, ainda, local de paradas. Isso inclui um procedimento, realizado por engenheiro especializado, no qual se avalia o estado de conservação de todas as obras de arte especiais existentes no percurso do transporte, tanto antes quanto depois da passagem da carga. 

É fundamental para a segurança do trânsito que o motorista tenha pleno conhecimento de suas funções e responsabilidades e saiba agir em cada situação estudada.