Módulo III
Módulo IV
2 of 2

Meio Ambiente e Cidadania

Indivíduo – ser único com características próprias herdadas geneticamente e adquiridas no convívio social.

Cidadão – é o indivíduo consciente de seu papel na sociedade.

Trânsito – é um ambiente social onde convivem diferentes grupos de diversos segmentos da sociedade.

O usuário do trânsito respeita as normas preestabelecidas, conhece seus direitos e seus deveres, preserva o meio ambiente, é tolerante e compreensivo, evita confrontos e exerce a cidadania.

Respeito mútuo no trânsito – é preciso ter empatia, bom senso, respeito, paciência, equilíbrio e outros tantos valores necessários para agir corretamente frente às diversas situações do trânsito. 

Meio ambiente – tudo que está a nossa volta.

Trânsito e meio ambiente – a poluição cresce junto com a frota de veículos nas cidades. As partes que desgastam do veículo também poluem, acidentes envolvendo veículos que transportam produtos tóxicos causam danos irreversíveis ao meio ambiente.

Trânsito nas cidades – o aumento do número de veículos circulando nas cidades traz problemas como aumento da poluição, congestionamentos, aumento do número de acidentes, dificuldade para estacionar entre outros.

Todos precisam colaborar fazendo a sua parte: não lançar nada pela janela dos veículos, fazer manutenção periódica nos veículos para que, mais bem regulados e com a manutenção em dia, reduzam o consumo de combustíveis e consequentemente, poluam menos.