Seu Estado
Não Inscrito
Preço
Fechado
Comece Agora
This curso is currently closed

APRESENTAÇÃO

O tema Trânsito vem sendo, há anos, alvo de discussões entre profissionais e estudiosos de diversas áreas. A conclusão a que Engenheiros, médicos, educadores, psicólogos, políticos e representantes de diversos outros segmentos chegaram é a de que, para melhorar a qualidade do trânsito brasileiro, é prioritário reeducar seu principal agente, o ser humano.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei 9.503/97, Educação para o Trânsito é tema obrigatório nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

A Lei 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a BNCC enfatizam a relevância do assunto em seus conteúdos.

Segundo o CTB, a LDB, os PCNs e, mais recentemente a BNCC, a Educação para o Trânsito é tema obrigatório e deve ser incorporado aos currículos e propostas pedagógicas das instituições de Ensino integrado às disciplinas curriculares e trabalhado de modo contextualizado e transversalmente, por meio de abordagem intradisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar (preferencialmente), por se tratar de um tema de urgência social, abrangência nacional e favorecedor da compreensão da realidade e da participação social.