O transporte coletivo de passageiros

O transporte coletivo é uma excelente solução para o crescente número de veículos nas grandes cidades.  Muitos dos que utilizam transporte individual poderiam deixar seus veículos em casa, cooperando para evitar congestionamentos, se pudessem utilizar um transporte coletivo de boa qualidade, que atendesse às suas necessidades.  A qualidade do transporte coletivo de passageiros, em especial […]

Responsabilidade do condutor

Durante o serviço deve apresentar-se adequadamente trajado. Conduzir com atenção, urbanidade e respeito, tratando a todos os usuários com civilidade. Responsabilizar-se pelo conforto e segurança dos passageiros. Não fumar quando em atendimento ao público. Não ingerir bebida alcoólica em serviço e nas doze horas que antecedem o momento de assumi-lo. Não fazer uso de qualquer […]

Resolvendo conflitos

Nessas horas, do ponto de vista do cliente, condutor e empresa são a mesma coisa. Por isso, quando ocorrem incidentes no interior do veículo ou em estações de embarque, ele tem a autoridade e o dever de resolvê-los.  Regras gerais de atendimento dos usuários Ser sempre educado e tratar a todos com o maior respeito. […]

Usuário insatisfeito

Normalmente o cliente procura o condutor para reclamar. Qual é a melhor atitude para atendê-lo? A empresa tem obrigação de atender às reclamações dos usuários com o máximo de atenção e presteza. Mesmo sendo desagradável, é fundamental tentar resolver o problema o mais rápido possível.O usuário sabe que é ele que mantém o transporte coletivo […]

Atendimento ao usuário

Os usuários do transporte coletivo estão cada vez mais exigentes. Para atender às atuais necessidades, o condutor deve estar disposto a adquirir uma nova mentalidade, tornar-se competente e aperfeiçoar suas qualidades profissionais. Qualidade no atendimento Quando alguém necessita de um serviço, escolhe um fornecedor que reúna as melhores condições para atender às suas necessidades. Para […]

Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho do condutor de transporte coletivo é o trânsito, e é ali que enfrenta muitos problemas durante a sua jornada de trabalho. Congestionamentos A lentidão do trânsito e a necessidade de cumprir o horário causam ansiedade, nervosismo e irritação ao condutor e podem levá-lo a adotar comportamentos inadequados e perigosos, esquecendo que […]

Ambiente profissional

O ambiente da empresa Nas empresas, as normas de como realizar o trabalho, o que se espera do profissional, como deve executar as suas funções, qual o comportamento mais adequado para cada situação e outras regras, geralmente são definidas e repassadas aos profissionais durante o seu treinamento. Devem ser claras e bem aplicadas para evitar […]

Comportamento no trânsito

A grande maioria dos motoristas (mais de 2/3) raramente comete infrações ou envolve-se em sinistros de trânsito. Quase todos os problemas são causados por uma minoria de motoristas cujo comportamento pode ser decorrente da dificuldade de lidar com as pressões da vida. Essa dificuldade, aliada a outros fatores, como a personalidade e a própria educação […]

Comunicação

A comunicação Todos os relacionamentos que o indivíduo cultiva durante a vida apresentam uma característica em comum: a comunicação, e ela deve ser clara e objetiva. Além de uma boa comunicação, são valores essenciais nos relacionamentos interpessoais: Respeito. Flexibilidade. Humildade. Paciência. Equilíbrio. Empatia. Receptividade. Igualdade. Educação. Responsabilidade no trânsito Boas atitudes entre condutores e/ou pedestres […]

O trânsito nas grandes cidades

Principais problemas Aumento do número de veículos. Congestionamentos mais frequentes. Aumento do número de acidentes. Dificuldade para estacionar. Principais gases emitidos Gás Carbônico – CO2 Gás não tóxico produzido por qualquer tipo de queima. Um dos prováveis responsáveis pelo aquecimento global, devido ao efeito estufa. Recomendações: manter o motor do veículo bem regulado; utilizar o […]