Módulo III
Módulo IV
2 of 2

O calor

Conhecer mais sobre calor e suas formas de propagação é bastante útil para prevenir incêndios, pois o calor excessivo é uma das principais fontes de ignição.

Manter afastadas as fontes de ignição é uma das melhores formas de prevenção.

Propagação do calor

Propagação é a propriedade que o calor tem de se transmitir através do ar e de certos materiais. Os metais, por exemplo, são bons condutores de calor. Outros materiais são maus condutores de calor, como o isopor, por exemplo, e podem ser usados como isolantes térmicos.

Algumas formas de calor podem se apresentar de maneira não muito evidente. São elas:

Faísca ou centelha elétrica
É uma fonte de ignição elétrica instantânea, que eleva a altas temperaturas o ar e quaisquer gases inflamáveis ao seu redor, causando sua combustão. Uso conhecido: a vela de ignição de motores a gasolina e álcool. O raio, uma faísca natural, pode incendiar uma floresta.

Pressão
Um aumento repentino de pressão gera aumento de calor. Este é o princípio de funcionamento do motor a diesel. Ao subir no cilindro, o pistão comprime o ar aumentando sua pressão e elevando sua temperatura até um ponto em que, ao serem pulverizados pela injeção, os gases do diesel entram de imediato em combustão, expandindo-se e mantendo o motor em funcionamento. Esta explosão ocorre sem o uso de centelha elétrica.

Reação química
Reação química do tipo exotérmica é aquela que ocorre entre dois ou mais produtos químicos, causando liberação de calor, sem que haja fonte de calor externa. Exemplo: água e cal virgem.