Módulo III
Módulo IV
2 of 2

Transporte de TUBOS

O transporte de tubos é um processo que exige cuidado e atenção, com o objetivo de preservar o material transportado e evitar possíveis incidentes em rodovias. 

Resolução 917/22 CONTRAN – Normas de segurança necessárias à realização do transporte de tubos. 

Veículos: devem possuir sistema de proteção frontal ou a utilização de redes, telas ou malhas que impeçam a movimentação da carga no sentido longitudinal.

Amarração: um bom sistema de amarração de cargas deve garantir que os itens que estão sendo transportados estejam seguros, evitando o risco de serem arremessados do veículo ou de ocorrer qualquer movimento que gere alteração na distribuição de peso ao longo do veículo, afetando a estabilidade e aumentando as chances de ocorrer acidentes, principalmente em curvas.

Usar dispositivos de fixação diretamente na estrutura do veículo ou carroceria pode ajudar a inibir os excessos de cargas que geram o risco de avarias e a possibilidade de tombamento ou até mesmo perda da carga e/ou do veículo.

Quando a acomodação dos tubos for feita de forma piramidal, de modo que cada tubo possa apoiar-se em dois tubos da camada inferior, deverá haver viga com cunhas na camada inferior.