Módulo III
Módulo IV
2 of 2

Como usar extintores de incêndios

Não é possível combater um incêndio de grandes proporções com pequenos extintores.
  • Os extintores tendem a ser mais eficientes no início dos focos de incêndio, devido ao volume de carga relativamente pequeno e esvaziamento rápido.
  • É fundamental que se conheça a classificação dos extintores, de acordo com o tipo de incêndio. 
  • A aplicação do extintor de tipo incorreto em determinadas situações poderá trazer sérias consequências.
  • O rótulo do extintor sempre informará tipo e finalidade do extintor, bem como, a classe de incêndio a que se destina.

Importante!

A Res.919/2022 do Contran estabeleceu as especificações para os extintores de incêndio de instalação obrigatória ou facultativa nos veículos automotores. Mantendo facultativo o uso do extintor de incêndio, para automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. O equipamento continua obrigatório para caminhão, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus, veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos, gasosos e para todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros.

Manutenção de extintores       

Lacre

Todo extintor deve ser vistoriado, regular e periodicamente, para verificação de conteúdo e componentes. É muito importante verificar a presença do lacre: sua ausência pode significar que o extintor já tenha sido utilizado, podendo estar vazio ou com carga incompleta.

Data de validade

Item importante a ser verificado é a data de validade. Extintor com data de validade vencida é perigoso e ilegal. Ao se aproximar o vencimento, o extintor deverá passar por uma revisão completa, feita por empresa especializada.

Manômetro

Um instrumento que deve ser constantemente verificado é o manômetro, que indica a pressão interna do extintor. No visor do manômetro existem faixas coloridas e um ponteiro indicando a pressão interna. Extintor com pressão abaixo da ideal deverá ser revisado, mesmo que não esteja com a data vencida.

Cuidados

  • Os equipamentos de prevenção e combate a incêndios devem ser mantidos em perfeito estado, para que funcionem perfeitamente quando solicitados.
  • Dedique uma atenção especial aos extintores do seu veículo e dos locais onde mora e trabalha.
  • Saber onde estão os equipamentos, como funcionam e mantê-los em bom estado certamente será de muita utilidade em caso de acidentes, podendo poupar muitas vidas e bens materiais.
  • Agitar o extintor para manter o pó químico sempre em boas condições de uso;
  • Extintores novos devem ser submetidos a 1ª manutenção somente após o vencimento da garantia de fábrica, desde que mantidas suas condições originais de uso

Uso indevido  

  • Os hidrantes de parede, usados para combater incêndios, e os extintores, usados em princípios de incêndio, devem ser utilizados exclusivamente para estas finalidades. 
  • Não use e não permita que estes equipamentos sejam utilizados para outros fins. 
  • Caso contrário, eles poderão não estar em condições de uso, justo quando forem necessários para salvar a sua VIDA.

Instalação e fixação de extintores de incêndio

Algumas regras importantes devem ser seguidas para instalação e fixação de extintores de incêndio no transporte rodoviário de cargas:

  • os extintores devem possuir marca de conformidade do INMETRO e serem recarregados em empresas credenciadas pelo INMETRO;
  • sempre estar local de fácil acesso do condutor e passageiro do veículo, a uma distância segura do eixo, que permita, inclusive, sua utilização em caso de princípio de incêndio na lona de freio;
  • dispositivos de fixação do extintor: com mecanismos de liberação, para simplificar a operação, com exigência mínima de movimentos;
  • dispositivos de fixação não devem ter ou possibilitar a colocação de componentes ou acessórios que necessitem da utilização de chaves, correntes etc.;
  • semirreboque tanque, caminhão-tanque ou veículos de carga fracionada: dispositivo de fixação do extintor deve estar na lateral do chassi ou à frente dos compartimentos de carga, obedecendo aos critérios estabelecidos pela NBR 9735.
O uso e obrigatoriedade de extintores de incêndio também devem obedecer a legislação específica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).